segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vamos falar um pouco sobre o nosso movimento (Lc 8,16-18)

Vamos falar um pouco sobre o nosso movimento...
        A Bíblia é um livro interessante... Um dia você lê um trecho e ele não quer dizer muita coisa para você, e em outro dia, lendo o mesmo trecho, ele diz exatamente o que você estava precisando ler (que nem sempre é o que você estava querendo ler)... Mas, na maioria das vezes, basta um esforço para tentar entender como aquela passagem bíblica se adéqua à sua vida...
        O Evangelho de hoje traz 2 mensagens importantes: a primeira é que a luz que Deus acendeu em nós, não foi acesa para ficar escondida, mas para iluminar o mundo; e a segunda é que TUDO o que nós escondemos, será revelado. Interessante ver que essas duas mensagens vieram juntas no dia de hoje... Por que será?
        Imagine a seguinte situação: você é um engenheiro e foi incumbido de construir um prédio de 30 andares. Para construir este prédio, são necessários os conhecimentos de várias áreas da engenharia que você não domina, então você precisaria convidar pessoas que tivessem um bom conhecimento sobre essas áreas, para conseguir construir o prédio... E você também precisaria de mestres de obra, pedreiros, eletricistas e encanadores responsáveis para dar conta do serviço. Agora me responda: como é que você faria para encontrar esses profissionais se eles escondessem que esse é o trabalho deles? Agora eu vou mais além... Suponhamos que por um acaso do destino, você tenha contratado esses profissionais, mesmo sem saber do verdadeiro potencial deles... mas que nas situações em que eles poderiam trazer novas idéias que pudessem melhorar o projeto, eles se sentissem envergonhados... ou em situações em que eles percebessem que está faltando algo e ninguém se deu conta daquilo, esses trabalhadores não tomassem a iniciativa de acrescentar a sua contribuição ao projeto...
        Agora trazendo para a nossa realidade...
        O grupo que nós participamos é esse prédio, e algumas pessoas foram incumbidas de conduzir a construção dele. Mas estas pessoas não dominam todas as áreas de conhecimento para erguer essa construção... eles precisam de operários que tenham DONS e DISPONIBILIDADE para ajudar nessa obra. Mas eles irão chamar primeiro aqueles que deixam a sua "lâmpada acesa" num lugar em que as pessoas possam ver, ou seja, aqueles que não escondem os dons que Deus lhe deu. E uma vez que esteja fazendo parte do grupo, naturalmente irão surgir situações em que você poderá contribuir para melhorar a obra. É claro que irão surgir conflitos de idéias, pois onde tem mais de uma cabeça pensando em como resolver um problema, haverão várias soluções diferentes. O que fazer? Use o seu dom de unir o que há de bom em cada idéia (inclusive na sua) e formule uma solução em que todos se sintam importantes. Mas e aqueles problemas que você encontrou na obra e não tem acesso para resolvê-los? O mais fácil a fazer é criticar para o máximo de pessoas que for possível? Com certeza! E o que você conseguiu com isso? "Aliados" que irão espalhar (e aumentar a gravidade das falhas) ainda mais as fragilidades do prédio que você também está construindo... É como dar um tiro no próprio pé! Se você encontrou falhas, converse com as pessoas que podem resolver (ou ajudar a resolver) o problema... mas saiba como chegar. (DICA: SE FOR FALAR COM ALGUÉM DIFÍCIL DE ACEITAR CRÍTICAS, COMECE COM OS ELOGIOS, ISSO TEM UM EFEITO MILAGROSO!)
        Para concluir, saiba que todos os dons que você deixou de usar, um dia serão revelados. E aqueles que utilizam os dons que têm, desenvolvem mais dons! Quem é fiel no pouco, Deus confia mais.

Jailson Ferreira
jailsonfisio@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário