terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jesus e o Templo (Lc 21,5-11)

       

 Jesus não estava admirando a majestosidade ou a beleza material da construção do templo, porque tudo aquilo para Cristo, não passava de coisas supérfluas e passageiras, estavam com seus dias contados.
        Os profetas já haviam anunciado a destruição do Templo. O edifício em si não tinha a menor importância. O que importava era o seu significado de morada de Deus. E isso explica a indignação ou tristeza de Jesus por causa da deturpação pelos líderes judaicos sobre o verdadeiro objetivo ou sentido religioso do Templo, de ser a casa de se Pai, Casa de Oração, e presença de Deus no mundo. Esse verdadeiro e santo sentido do Templo, havia se perdido pelo decorrer do templo através das injustiças cometidas pelos líderes  religiosos em prejuízo dos mais fracos. Também pelo fato do Templo ter se transformado em um centro comercial internacional.  Era gente que vinha de vários lugares e países para fazer oferendas  através de sacrifícios de animais. E era aí que os líderes judaicos ganhavam dinheiro.
        A idolatria comia solta. Isto porque o Deus de Moises, de Abraão, de Isaac e Jacó havia sido deixado de lado, e o que se adoravam eram os falsos deuses. Era idolatria misturada com poder político ou politicagem, pois os únicos interesses defendidos eram os interesses da classe privilegiada.
        Portanto, a destruição do Templo no sentido de prédio ou edifício, serviria para acabar com tudo aquilo, com  toda aquela parafernária praticada em nome da fé.
         "Vede que não sejais enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e ainda: O tempo está próximo. Não sigais após eles."
         Prezados irmãos e irmãs. Nós não vamos fazer isso. Desfigurar o santo sentido do nosso templo. Tanto do nosso corpo que é templo do Espírito Santo, como do templo da nossa paróquia ou da nossa capela, onde está presente o Deus Vivo no meio de nós. Vamos abominar o que faziam os líderes judaicos. Não vamos permitir que ninguém em nome da fé ou coisa parecida, transforme a morada Deus em um centro comercial ou comitê político local. Seja cristão atuante. Pegue uma corda e a transforme em chicote e expulsa aqueles que estão bagunçando o nosso Templo.  

Sal.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário