sábado, 11 de abril de 2015

Orientações para Ministros Extraordinários da Comunhão e Coroinhas

PROCISSÃO DE ENTRADA
DEPOIS DO COMENTÁRIO INICIAL FEITO PELO COMENTARISTA CONVIDANDO A ASSEMBLEIA PARA FICAR DE PÉ, PARA RECEBER SACERDOTE E MINISTROS.  SOMENTE APOS O INICIO DO CANTO DE ENTRADA É QUE SE INICIA A PROCISSÃO.
Na procissão de entrada o(s) coroinhas/marianinhas, o(s)leitor(es) deve portasse de mãos postas ou cruzadas no peito. Não caminhar, jamais, de braços estendidos ao longo do corpo.
Chegando ao Altar o(s) coroinhas/marianinhas, os leitores e ministros devem se dirigir para a direita ou esquerda do mesmo, obedecendo à disposição da fila para a vênia ou genuflexão, seguida do presidente da celebração
.
• Após a vênia ou genuflexão dirigisse às cadeiras, obedecendo à ordem da fila, sem embolar ou escolher lugares nas mesmas.
• Observar sempre o presidente da celebração, pois os gestos devem ser feitos  companhando somente o que ele fizer.
•  Ao terminar a Oração dos Ritos Iniciais, quando for iniciar as leituras, só se assenta depois que opresidente da celebração se assentar, lembrando que ao se assentar deve-se manter uma posturadiscreta e elegante.
LITURGIA EUCARÍSTICA
Preparação das ofertas (Ofertório)-Os coroinha se dirige para a Credência, e ao começar o cântico das ofertas o que pegou o Cálice se dirige para o Altar, seguido das Galhetas.
Levasse primeiramente o (1º)CÁLICE que já se encontra preparado para o Altar, seguido das (2º)GALHETAS, recipientes com a água e o vinho, como a figura a baixo.
Quem levar o Cálice deve segurar firmemente na sua base com uma das mãos e a outra sobre a pala, segurando para evitar que caia no chão qualquer um dos objetos que se encontra sobre o Cálice.
Se estiverem sós, retorna a credencia para pegar o Lavabo, isto  é, se estiver somente  01 (um) ou 02 (dois) coroinhas.
Mas se tiver mais coroinhas/marianinhas, vocês retornam para o seu lugar, principalmente  o que levou o Cálice, e o que está com as Galhetas espere o Padre ou o Diácono terminar de colocar os líquidos no cálice e devolver os recipientes para retornarem para a credência, e depois aos seus lugares.
Momento do Lavabo Acompanhado do manustérgio, o lavabo (bacia e jarra) é utilizado no rito de purificação das mãos do sacerdote na preparação das oferendas na Missa.


Os coroinhas/marianinhas após servirem o altar com os Objetos Litúrgico (Cálice, Galhetas e etc) retornam a credencia (mesinha onde se colocam os objetos litúrgicos que serão utilizados na celebração) caso estejam sós, para pegarem o conjunto lavabo, ou se estiver presente mais coroinhas, os demais logo após o serviço do altar pelo outros se dirige para próximo do Altar e aguarda o Padre arrumar os objetos no Altar, ficaram nas seguintes posições: O que fica com a bacia, ficará de frente para o Padre; o que fica com a jarra com água ficará a direita do que está com a bacia e o que fica com a toalha (manustérgio) ficará no lado esquerdo. E quando Padre chegar e colocar a mão sobre a bacia, o que está com a jarra despeja um pouco de água sobre a suas mãos, logo depois o Padre pega o manustérgio e enxuga as mãos ele faz a reverencia vênia e os coroinhas fazem o mesmo e se retira para guardar os objetos na credencia.
coroinha com o lavabolo


lavabolo  lavando


ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÕES
DIRETRIZES
Para que se tenha uma boa e organizada equipe de coroinhas deve-se haver regras, pelas quais todos os integrantes da equipe se façam fiéis em cumpri-las.
Estas diretrizes visam ajudar a todos a buscar uma vida mais piedosa e voltada para o Cristo, exercitando a vida de oração e exemplo. Estas ajudam também a manter a ordem e a disciplina dos integrantes da equipe com o objetivo de manter a união e a perfeita sintonia entre todos os demais membros.


DIRETRIZES PARA OS COROINHAS


CONDIÇÕES BÁSICAS PARA INICIANTES


1) Ter recebido os quatro Sacramentos: Batismo, Confissão, Primeira Eucaristia e Crisma (ou estar cursando quando tiver idade).
2) Ser entrevistado pelo coordenador e comunicado ao Padre, para que esteja realmente ciente dos compromissos que irá assumir.
3) Participar das reuniões para receber as orientações desta manual durante este período.


Coroinhas e Marianinhas ENGAJADO


1) Comportamento exemplar, no lar, na Igreja, na escola, no trabalho, na rua, na vida de um modo geral (social).
2) Vestir-se decentemente em todo momento, na vida de um modo geral, pois somos morada do Espírito Santo, somos Sacrário vivo.
3) O Coroinha/marianinha deve ter o compromisso de cumprir com seus deveres e esta
4) Pontualidade nas reuniões e nos encontros, chegar 15 (quinze) minutos antes do início do encontro (reunião) ou participar da Santa Missa caso anteceda o início do mesmo.
5) É obrigatório a participação de toda Equipe nas Missas, festas e Solenidades Litúrgicas.
6) A Equipe de Coroinhas deve viver em plena união entre seus membros e buscar a mesma com a Igreja, respeitando as autoridades legitimamente constituídas (Coordenador, Pároco etc.).
7) O Coroinha/marianinha deve estar sempre em dia com seus deveres da vida Espiritual e em Estado de Graça, para sempre que for solicitado estar pronto ao serviço do Altar.
8) O Coroinha deve buscar ser exemplo, viver com o auxílio da oração virtudes sobrenaturais, tais como a mansidão, paciência e humildade que o próprio Cristo nos ensina, e conviver bem com os demais membros da comunidade, sobretudo com os outros Coroinhas.
9) A Equipe deverá ter no mês uma reunião que será dedicada à oração, em prol do bem estar de toda a equipe, durante pelo menos 1 hora diante de Jesus Sacramentado. Nestas reuniões deve está presente pelo menos um dos pais ou responsável de um dos membros.
10) O tema das reuniões deverá trabalhar na constante formação do coroinha (cursos, leituras, vida Sacramental) para que os ensinamentos e aprendizado não sejam mero passatempo, mas uma formação doutrinal que o leve a reconhecer-se Filho de Deus e assumir os compromissos que advém desta graça.
11) Deverá ter uma vez no ano um retiro espiritual para maior avaliação de todo trabalho realizado.
12) Todo integrante da equipe tomará o compromisso de seguir todas as regras e decisões em geral do grupo.
13) Os pais ou responsável devem está presentes e, participar junto de seus filho para incentiva-los a se dedicarem, como também protege-los de algum comentário maldoso, ou até mesmo de alguma pessoa mau intencionada.
14) Jamais devem ficarem sozinhos em ambientes fechados, ou com pouco movimentos, devem sempre andar em duplas ou mais, ou acompanhadas de seus pais, tipo: sacristias, banheiros, interior da Igreja quando fechada e etc.      


AS PARTES DA MISSA


RITOS INICIAIS


Procissão de Entrada
Saudação
Ato Penitencial
Glória (Exceto no Tempo do Advento e da Quaresma)
Oração do dia ou coleta


LITURGIA DA PALAVRA


1ªleitura
Salmo Responsorial
2ªleitura
Aclamação ao Evangelho
Evangelho
Homilia (Nas Missas dominicais e solenidades)
Credo (Nas Missas dominicais e solenidades)
Oração dos fiéis ou Universal (Nas Missas dominicais e solenidades)


LITURGIA EUCARÍSTICA


Preparação das ofertas (Ofertório)
Oração sobre as oferendas
Oração Eucarística


RITO DA COMUNHÃO


Pai Nosso
Abraço da paz
Cordeiro
Momento da Comunhão (Distribuição da Eucaristia)


RITOS FINAIS


Oração pós-Comunhão
Benção final
Despedida
Procissão Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário