quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Missa de Despedida do Pe. Alexandre e Posse Novo Pároco Pe. Ivanoff da Paróquia de N. Sra. de Fátima

Na noite do dia 31 de dezembro de 2014 a comunidade da Paróquia de Fátima vivenciou a Missa de Despedida do Pe. Alexandre e Posse Novo Pároco da Paróquia N. Sra. Fátima Pe. Ivanoff na Igreja Matriz de Fátima localizada no conjunto Vila do Príncipe.

A Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Carlos cruz Santos, e prestigiada pelos membros do clero diocesano, dentre eles o novo pároco de Santo Estevam padre João Diniz do Nascimento Júnior, dos dois Diáconos da nossa Paróquia Manoel Cassiano e Clésio Ricardo de Brito, do Diác. Gilmar Donizeti Ferreira da Fonseca da Paróquia de Santo Estêvão Diácono, do Diác. José Milton Lopes da Paróquia de Sant’Ana e do Diác. Sérgio André de Araújo da Paróquia de São José (Caicó)

RITO DE ENTRADA

















Saudação inicial 

 Leitura do Decreto de Nomeação do novo pároco
A nomeação de um Pároco e de um Vigário Paroquial ou Uso de Ordem, é feita pelo Senhor Bispo através de um documento que se chama Provisão de Pároco e de Vigário que foi  lida pelo Diác. Sérgio André de Araújo





LITURGIA DA PALAVRA
1ª LEITURA
SALMO RESPONSORIAL
2ª LEITURA
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO 
O novo Pároco Ivanoff dirigiu-se ao ambão da Palavra e proclamou o Evangelho



HOMILIA – Dom Antonio Carlos Cruz

ENTREGA DA SEDE PRESIDENCIAL
Comentarista: Jesus preside a comunidade. O Bispo preside toda a Diocese. E o Pároco em nome o Bispo e de Jesus preside a comunidade paroquial. A sede da presidência é entregue a novo Pároco de onde ele nos ensinará e nos conduzirá.
Bispo: Recebe a Sede Presidencial e em nome de Cristo e da Igreja presida com alegria e dedicação esta porção do Povo de Deus que hoje lhe é entregue.

ENTREGA DAS CHAVES DO SACRÁRIO
Comentarista: A vida dos fiéis é alimentada e sustentada pela Eucaristia. Por isso o novo pároco recebe a chave do Sacrário, indo até à Capela do Santíssimo e o abre, fazendo uma breve adoração (A equipe de canto pode entoar um canto eucarístico).

Bispo: Lembra-te de que a Eucaristia é o ápice e a fonte de todo o culto e da vida cristã em que se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Por isso, zela com todo o cuidado para que e Eucaristia seja o centro de toda a sua ação pastoral e de toda a vida da paróquia.
SACRAMENTO DA PENITÊNCIA OU CONFISSÃO
Comentarista: Uma das tarefas mais importantes do Pároco consiste em administrar o Sacramento da Penitência; por meio desse Sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus.
Bispo: Recebe o instrumento para a administração do Sacramento da Penitência. Sê zeloso nesse ministério e distribui aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor.

BATISTÉRIO 
Comentarista: Entre os ofícios do Pároco está o de administrar o Batismo, fazendo das pessoas novos filhos de Deus, renascidos pela graça do Espírito Santo.
Bispo: Recebe os instrumentos para o Batismo dos novos filhos de Deus. Cuida para que a vida divina recebida neste Sacramento cresça e se desenvolva sempre mais no coração dos fiéis.
ORAÇÃO DA COMUNIDADE 
LITURGIA EUCARÍSTICA
APRESENTAÇÃO E CANTO DAS OFERENDAS e ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS 
 ORAÇÃO EUCARÍSTICA










RITO DA COMUNHÃO




























Nenhum comentário:

Postar um comentário