segunda-feira, 9 de junho de 2014

Modelo de Recitação do Terço em Nossa paróquia


O dirigente Faz o acolhimento aos presentes e em  seguida a Saudação de abertura [Tudo que estiver em azul é a fala do dirigente]: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. - Que a presença de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, a comunhão do Divino Espírito Santo e a graça de nossa querida Mãe estejam presentes no meio de nós.
Amém.

 – Aclamação do Evangelho (escolher cânticos conhecidos e motivadores). A Leitura do Evangelho deverá ser feita pelo dirigente. Este é o Evangelho de hoje. (Mt 5,1-12)

— O Senhor esteja conosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:
3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão sa­ciados.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 – Recitação do Santo Terço (Rosário) -

 – Oferecimento
 – Credo
 – Pai Nosso
 – as 03 Ave-Marias iniciais

 – Jaculatórias
 – Citação dos Mistérios conforme o semana lidas pelo dirigente
– Pai Nosso
 –  10 Ave-Marias
 – Jaculatórias
 – Continuidade dos Mistérios.





Oferecimento

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço) que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores e pelas almas do purgatório. Pelas intenções do Santo Padre o Papa, pelo aumento e Santificação do clero, pelo nosso Pároco, pela santificação das famílias, pelas missões, pelos doentes e agonizantes, por todos aqueles que pediram as nossas orações, por nossas intensões particulares e pelo Brasil.Amém!


A Intenção do Terço de hoje é por José Carlos Dias da cidade de Pouso Alegre, região sul de Minas Gerais que está tentando criar o Terço dos Homens na comunidade São Camilo de Lélis da paróquia de Nossa senhora de Fátima. Ele pediu o nosso auxilio via rede social através do face book com Roberto.







Creio em Deus

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.
Amém.

Pai-Nosso

Pai-Nosso que estais nos céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Amém.

Salve Maria Mãe de Jesus e nossa Mãe.
1ª Ave Maria


Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Amém.


Salve Maria filha de Deus Pai.
2ª Ave Maria,...

Salve Maria esposa do Espírito Santo
3ª Ave Maria,...
 
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Oração (jaculatória) ensinada por de Nossa Sra. de Fátima

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem.

E abençoai o santo Padre o papa, nosso Bispo Diocesano e todo o clero, abençoai as nossas famílias e daí-nos a vossa paz. Mães de Deus derramem sobre a humanidade inteira as graças eficazes da vossa chama de amor, agora e na hora de nossa morte amem.

- 1º Mistério Gozoso – contemplamos a Anunciação do Anjo a Maria e a infância de Jesus.


Pai-Nosso que estais nos céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu.  [o restantes dos Homens responde] O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Amém.

10 Ave-Marias 
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus [o restantes dos Homens respondeSanta Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte.
Amém


Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo como era no princípio, agora e sempre. Amém.
[Todos junto] Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem. E abençoai o santo Padre o papa, nosso Bispo Diocesano e todo o clero, abençoai as nossas famílias e daí-nos a vossa paz. Mães de Deus derramem sobre a humanidade inteira as graças eficazes da vossa chama de amor, agora e na hora de nossa morte amem.

Continua nos demais Mistérios deste mesmo jeito. 


- 2º Mistério Gozoso – contemplamos a visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.



 - 3º Mistério Gozoso – contemplamos o nascimento de Jesus na gruta de Belém.



4º Mistério Gozoso – contemplamos a apresentação do Menino Jesus no templo e a purificação de Maria.



 5º Mistério Gozoso – contemplamos a perda e o encontro do Menino Jesus no Templo de Jerusalém.



Reza-se os quatros primeiros Mistérios sentados (1º ao 4º) e o 5º de pé

Oração de Agradecimento [feito por todos]
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha….



Salve Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém



BENÇÃO FINAL

Dirigente: O Senhor esteja conosco!
T: Ele está no meio de nós!

Dirigente: Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Ele que é Pai e Filho † e Espírito Santo.
T: Amém!

Dirigente: Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe.
T: Graças a Deus.